ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Para conter inundações, Prefeitura executa 20 km de redes de drenagem na área central

Um dos maiores investimentos do programa “Fronteira do Futuro”, financiado pelo FONPLATA, é a execução de 20 quilômetros de redes de macrodrenagem na área central de Ponta Porã, canalizando a água das chuvas para cursos d’água e evitando alagamentos nos dias de fortes precipitações.

Com tubulações de concreto armado, enterradas no solo, a água das chuvas é captada e, por gravidade, conduzida para córregos que cortam a cidade, evitando danos no asfalto e também às residências.

Esse serviço está sendo executado em duas etapas. A primeira com 5,4 quilômetros de redes está praticamente concluída. A segunda etapa está em execução e integra a obra de urbanização e revitalização ao longo dos 5.700 metros da Linha Internacional, totalizando 15 quilômetros de redes de escoamento de águas pluviais.

Quando a obra ficar pronta e os dois sistemas conectados, os alagamentos na área central serão praticamente zero.

As instalações de redes de drenagem são essenciais para evitar inundações, tendo em vista o alto grau de impermeabilização (pavimentação) do solo, que acumulam grandes volumes de água nos dias de chuva forte.

O volume de água que antes escoava lentamente pela cobertura vegetal passou a exigir maior capacidade de escoamento, propiciando condições para a ocorrência de inundações, enchentes e alagamentos.

Neste sentido, os sistemas urbanos de drenagem possuem um importante papel no gerenciamento das águas pluviais, assegurando seu transporte em condições apropriadas para um meio receptor.

Asfalto novo

Em toda a área que recebe a rede de drenagem, a Prefeitura reconstrói a capa asfáltica, praticamente refazendo todo o serviço, trazendo grande valorização para a região beneficiada. Na área central de Ponta Porã estão sendo refeitos 35 quilômetros de vias, com sinalização, acessibilidade e calçamento onde for necessário.

Pelo menos 26 quilômetros de pavimentação asfáltica já estão concluídos, referentes à primeira etapa da obra que inclui os seguintes trechos:

. Rua Sete de Setembro (entre Rua Paraguai e Intendente João da Silva Brandão);

. Rua Tiradentes (entre Rua Paraguai e Rua Xavier da Silva);

. Av. Presidente Vargas (entre Av. Marechal Floriano e Rua Itacaúnas);

. Rua Baltazar Saldanha (entre a Rua Marechal Floriano e Jorge Salomão);

. Rua General Osório (entre a Rua Ilizio Cabral e Rua Jorge Salomão);

. Rua Calógeras (entre a Rua ilizio Cabral e Jorge Salomão);

. Rua Heliodoro Salgueiro (entre a Rua Guia Lopes e Rua Arariba);

. Rua Pedro Angelo da Rosa (entre a Rua 12 de Outubro e Av. Belmiro de Albuquerque).

A conclusão dessas obras renderá para Ponta Porã uma infraestrutura moderna e duradoura, capaz de suportar o crescimento da cidade pelo menos nos próximos 50 anos.

* Diretoria de Comunicação

   

COMPARTILHE AGORA MESMO