ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Parceria Prefeitura/Sesi é destaque no Mato Grosso do Sul

Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento de Ponta Porã é primeiro lugar no ranking das 43 de MS

A prefeitura de Ponta Porã tem uma importante parceria firmada com o Sesi/MS (Serviço Social da Indústria) no tocante a biblioteca instalada na praça ´Argileu de Mattos´, que na gestão do prefeito Hélio Peluffo Filho (PSDB) vem recebendo amplo apoio para melhor atender o público. Com a parceria da gestão municipal de Ponta Porã, Prefeito Hélio Peluffo Filho e a Secretária de Educação Professora Leny Klais, a biblioteca do SESI “Indústria do Conhecimento”, também conhecida como Biblioteca do lápis, sob a coordenação da professora Marta de Souza Moraes e graças ao apoio que vem recebendo através dos materiais didáticos, de limpeza e o lanche oferecido aos alunos das aulas de leitura, robótica e informática básica, estimulando assim a frequência e o desempenho dos participantes.

Com base nessa parceria positiva, a unidade conseguiu alcançar um resultado significativo, ficando em primeiro lugar entre as 43 bibliotecas do Estado. As bibliotecárias do Sesi, Josiane de Oliveira e Evelin Torres Romeiro, do Sesi/MS visitam a unidade nesta quinta-feira, 12, e destacaram essa parceria.

A equipe de trabalho da Unidade SESI, dando continuidade aos projetos desenvolvidos e neste ano de 2018 acrescentando o projeto “A hora do conto”, conforme as capacitações oferecidas pelo SESI, envolvendo a comunidade através das apresentações e exposições dos trabalhos realizados. Alguns destes são sugestões do calendário cultural proposto pelo SESI tais como Inclusão Social, Xenofobia, Dia nacional do idoso e a exploração do trabalho infantil e também são ministradas aulas de reforço escolar. Além desses temas, são inclusos no currículo mais outros inúmeros assuntos de suma importância para a vida escolar dos nossos participantes, o que contribui para a transformação da criança, a vida cultural e no desempenho do processo ensino-aprendizado.

“Acreditamos que as aulas de leitura e robótica trazem grandes benefícios e estimulam a reflexão sobre nossos princípios e valores, pensamentos e atitudes, ampliam o vocabulário e melhoram a escrita, também a saúde: diminui o stress, estimulam a memória, aumentam a concentração e melhoram o raciocínio, isso acontece em todos os tipos de leitura, assim podendo melhorar o meio em que vivem, contribuindo significativamente no processo do ensino-aprendizagem, constatamos essa evolução através do boletim escolar. Neste ano de 2018 a Biblioteca SESI, vem realizando o curso de informática básica aos idosos do Conviver, com parceria da Secretaria de Assistência Social e a jovens a partir de 14 anos, proporcionando assim a inclusão digital”, destacam.

Os projetos de leitura são desenvolvidos pelas professoras Marta de Souza Moraes, Vera Lúcia Ribeiro Gomes e Antonia kelly Garcete Rodrigues, abordam de forma mais direcionada e individualizada as dificuldades de cada criança, bem como auxiliam no currículo escolar, já que na biblioteca a abordagem tem um cunho mais lúdico. Ao final de cada bimestre é feito as apresentações das culminâncias dos projetos trabalhados com músicas, danças, teatros, declamações. Além disso, esse ano, uma vez por semana é oferecido a comunidade um momento de Contação de histórias, sendo o projeto denominado “A hora do Conto”.

Além de trabalhar os projetos e fazer apresentações para conclusões destes, também proporcionamos momentos de lazer aos nossos alunos, vão à passeios educativos.

As aulas de robótica este ano são ministradas pela professora Marluci Mabel Monzon Dias, utilizando os kits Wedo do Projeto Genius que envolve situações-problemas que são solucionadas pelos participantes através da construção, criação e programação de robôs. “É uma forma lúdica de abordar questões cotidianas como relacionamentos, amizade, bons modos, espírito esportivo abordando também temas que são de muito interesse dos alunos como games entre outros” salienta a educadora.

De acordo com o trabalho realizado pelos funcionários desta unidade, a Biblioteca de Ponta Porã conquistou o sexto lugar no ranking do ano de 2016 entre as 44 Bibliotecas do Estado, no ano de 2017 a Biblioteca SESI de Ponta Porã ficou em primeiro lugar no Ranking entre as 43 unidades.

A equipe agradece o empenho dos alunos e a comunidade, o apoio do SESI sediado em Campo Grande, bem como a parceria com o Município. Esse resultado só foi possível devido ao trabalho e empenho de todas essas esferas.

Legenda: Parceria positiva garante resultados positivos (Foto Divulgação)

COMPARTILHE AGORA MESMO