Thiago Coutinho
Da redação
Na manhã desta quinta-feira, 11, aconteceu a primeira pregação do Acampamento PHN 2024. O evento (que terá sua conclusão no domingo, 14) está sendo realizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo.
“Quando tinha de 19 para 20, e fazia meu caminho vocacional para a Canção Nova, eu pensava: ‘Vou ter que largar tudo para ir adiante? Sou tão feliz!’. E Deus me respondia: ‘Uma coisa é ser feliz, outra é se sentir realizado’. E não me arrependo, um segundo sequer, de ter tomado essa decisão [tornar-se missionário]”, disse Piter de Laura, que conduziu a reflexão desta manhã.
O missionário falou muito sobre processo e método. “O PHN é a continuação de ‘Ou é santo ou é nada’, palavras do Padre Jonas (tema do acampamento deste ano)”, observou.
Decisão, viver em estado de PHN e virtude
Ele falou também sobre os três passos que os jovens precisam tomar se querem seguir com uma vida santa após o acampamento. Segundo Pitter, é necessário decisão, viver em estado de PHN e virtude.
“A busca pela santidade precisa passar por um ato de vontade. Você precisa, conscientemente, aderir a este propósito, tomar uma decisão e seguir”, explicou o missionário a respeito do primeiro passo.
Depois, o missionário destacou “a graça atual e a graça santificante”, a busca pela vivência em estado de graça (estudo da Palavra, busca da Eucaristia etc.) e os sacramentos. “Por isso, não passe muito tempo sem se confessar. Você precisa sair daqui limpo”, incentivou.
Por fim, Pitter detalhou o terceiro passo: a virtude. “Você repete o mau hábito, que começa a impregná-lo e passa a ser parte do seu comportamento”, observou. “Vamos aderindo tanto aos vícios e você precisa definitivamente tomar uma decisão. A palavra decisão significa dar um corte. Padre Jonas falava muito sobre o método PHN. Quando uma pessoa decide viver como um jovem PHN, e não importa o nível de fundo do poço que esteja, ela precisa tomar uma decisão. A luta tem que valer a pena”, reiterou.
Saindo de Ponta Porã na noite de quarta-feira, dia 10/07 a equipe do Clube de Imprensa já está em Cachoeira Paulista para cobertura do PHN 2024 na sede da Canção Nova.
Lile Corrêa, Bruna Maria, Mariana e Ana Kamila voltam a Canção Nova para um momento de louvor, fé e recordação dos últimos momentos vividos por Luciana Oliveira no PHN 2023. Ela faleceu vítima de um AVC hemorrágico após participar do evento. Seus familiares respeitando sua vontade fizeram a doação dos órgãos, salvando seis vidas.
Para essa cobertura do evento religioso, a equipe recebeu apoio dos amigos: Verildo Benites, Geraldo Resende, UASS – Universidade Autonoma San Sebastião de Pedro Juan Caballero – Doralice Nunes, Osvaldo Cézar Possari (Cruzeiro do Sul Transportes), Nelsinho Trad.
Veja testemunho de vida de Luciana de Oliveira