Policia Militar traz dicas para usar de forma segura seus aplicativos bancários no celular

POLÍCIA MILITAR DE DOURADOS TRAZ 5 DICAS PARA USAR DE FORMA SEGURA SEUS APLICATIVOS BANCÁRIOS NO CELULAR

Sub Tenente Arguelho*

A Era Digital trouxe uma série de comodidades para a vida moderna, incluindo o fim da necessidade de enfrentar enormes filas de banco.

Vários serviços bancários podem ser acessados pela tela do aplicativo de banco ou no site da instituição. Mas é sempre importante dar atenção a alguns cuidados de segurança.

Da mesma maneira que a internet facilitou inúmeras atividades do dia a dia, ela também trouxe algumas inseguranças.

Pessoas mal-intencionadas usam a web para roubar dados e informações sigilosos, especialmente os bancários, na tentativa de aplicar golpes que podem render grandes prejuízos aos usuários.

Para se manter seguro na internet e evitar se tornar vítima de um cibercrime, o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados trouxe pra você algumas dicas e cuidados relacionados à segurança digital e manutenção da privacidade das suas informações, conforme segue:

*É seguro usar o APP do meu banco?*

Não é incomum ver notícias sobre cibercrimes nos noticiários da TV, e isso, com toda certeza, deixa muita gente insegura ao utilizar alguns serviços pela web — especialmente os bancários. Mas a verdade é que basta tomar alguns cuidados simples para aproveitar todas as facilidades do mundo digital sem correr nenhum risco.

Os sistemas operacionais dos celulares dificultam a troca de informações entre os aplicativos. Em outras palavras, isso significa que, se um vírus estiver instalado no seu celular, dificilmente ele conseguirá acesso às informações inseridas no app do banco.

Outra medida de segurança adotada pelos bancos é que o aparelho deve ser registrado no sistema da instituição, permitindo, assim, que somente aquele dispositivo consiga realizar operações.

De forma geral, usar aplicativo do banco é bastante seguro, prático e confiável. Para não correr nenhum risco, basta que você tome alguns cuidados simples e siga as dicas que daremos a seguir.

*Como usar o aplicativo do banco com segurança?

Como dissemos, usar o aplicativo do banco com segurança é algo bem simples, e você só precisa tomar algumas precauções. Veja, a seguir, algumas dicas sobre pontos aos quais você deve ficar atento para não cair em nenhum golpe ou se tornar vítima de um cibercrime.

1. Use apenas redes seguras

Utilizar redes de Wi-Fi públicas ou desconhecidas é um verdadeiro perigo para a sua segurança. Sabe aquela conexão do shopping ou da lanchonete que você frequenta? Então, elas são exemplos de redes públicas. Elas são mais vulneráveis a ataques de hackers, mesmo quando têm senhas de acesso.

Deixe para usar o aplicativo do seu banco apenas em conexões privadas, como a da sua casa. Quando você estiver na rua, uma boa maneira de evitar as conexões com pouca segurança é fazendo uso da rede 3G ou 4G do seu celular para abrir os aplicativos bancários.

2. Baixe o aplicativo oficial do banco

Uma forma que os golpistas da internet usam com frequência para enganar clientes de banco é criar clones de sites e aplicativos. Por isso, o ideal é que você busque baixar o aplicativo oficial do seu banco. Você pode fazer isso visitando o site da instituição e seguindo as instruções contidas lá, ou pesquisando na loja oficial de apps do sistema operacional do seu celular.

Verifique o nome do desenvolvedor do aplicativo (nos apps oficiais, normalmente é o nome do próprio banco), veja as avaliações dos usuários e, somente quando tiver certeza de que se trata do aplicativo oficial, faça o download.

Uma dica valiosa para não instalar nenhum clone no seu celular é nunca fazer o download de fontes não oficiais, como aqueles arquivos com extensão “apk”.

3. Mantenha o aplicativo do seu banco atualizado

Os bancos estão constantemente atualizando seus aplicativos, não apenas para inserir melhorias de utilização, mas, principalmente, para garantir a segurança deles. Portanto, é essencial que você mantenha o app do seu banco sempre atualizado.

Normalmente, o celular baixa automaticamente as atualizações necessárias para os apps instalados nele, mas é sempre bom você verificar na loja do seu sistema operacional se a versão do app do seu banco é a mais recente disponível.

Outra medida que você pode tomar para não perder nenhuma atualização é conferir nas configurações do aparelho se ele está programado para baixar automaticamente as atualizações para os aplicativos.

Tenha em mente que nenhum banco envia e-mail ou SMS solicitando atualização urgente de tokens, senhas virtuais ou aplicativos. Caso receba alguma mensagem desse tipo, não acesse links nem digite senhas e apague-a imediatamente.

4. Não utilize o app do banco no celular dos outros

Um erro bastante comum que as pessoas cometem, seja por falta de bateria ou por não estarem com o próprio celular em mãos, é usar o smartphone de um amigo ou conhecido para consultar o saldo. Nunca faça isso!

Mesmo que a senha não fique diretamente armazenada no aplicativo do celular da outra pessoa, é possível que exista no aparelho algum programa mal-intencionado capaz de ler as entradas do teclado, ou seja, roubar sua senha. Dessa forma, evite a todo custo usar outro celular que não seja o seu para acessar a sua conta.

5. Não armazene informações sobre a conta no celular

É muito prático usar aplicativos de lembretes para guardar a senha da sua conta e os dados de acesso, não é mesmo? No entanto, esse é um perigo que deve ser evitado a todo custo. Imagina se você perde o celular e alguém com más intenções acessa o tal lembrete com todos os dados para movimentar a sua conta? Um problemão!

Prefira outras maneiras para registrar o acesso à conta. O melhor mesmo é memorizar todos os dados necessários para acessá-la, sem necessitar colocar essa informação nem no celular ou em qualquer outro tipo de registro, como agendas que também podem ser perdidas.

Como você viu, usar o aplicativo de banco para celular é uma maneira prática, rápida e eficiente para evitar filas e idas desnecessárias ao banco. Você só precisa tomar alguns cuidados básicos para que o uso do aplicativo seja seguro e sem riscos. Manter o app atualizado, usar conexões seguras e usar o aplicativo oficial do banco, por exemplo, são medidas simples que garantem a sua segurança e comodidade.

O MS possui delegacia de crimes virtuais e podem ser acessadas diretamente das delegacias locais de todo o estado.

Denúncias podem ser feitas através do 0800 643 6300 (DOF/ DEFRON), 199 Guarda Municipal, além do 190 da Polícia Militar.

3º Batalhão de Polícia Militar – Presença Atia , Sociedade Protegida!

Fonte: ASSECOM 3ºBPM

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!