ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Polícia paraguaia prende mais um fugitivo de penitenciária na fronteira

Número de detentos recapturados subiu para dez

ADRIEL MATTOS

Homem estava em casa alugada em Ponta Porã – Foto: Porã News

A Polícia Nacional do Paraguai prendeu na tarde deste sábado (25) Francisco Javier Jara Peralta Esquivel, de 26 anos, que fugiu com outros 74 detentos da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha a Ponta Porã, cidade do sudoeste de Mato Grosso do Sul. De acordo com o site Porã News, “Mascherano”, como é conhecido, foi condenado por homicídio em 2011 e estava preso desde 2014.

Esquivel foi localizado em um inquilinato de Ponta Porã. Ele foi encaminhado para a  sede da Divisão de Investigações Criminais da Polícia Nacional do Paraguai, onde vai aguardar transferência para uma penitenciária. Com esta prisão, já são dez fugitivos recapturados.

A FUGA

Na madrugada de domingo (19), 75 presos, a maioria deles ligados ao PCC, fugiram da penitenciária paraguaia. Eles cavaram um túnel de 25 metros de extensão para escapar da prisão. 

Forças de segurança federais e estaduais foram mobilizadas do lado brasileiro da fronteira. Várias caminhonetes foram encontradas queimadas na BR-463, entre Ponta Porã e Dourados. 

A maioria dos fugitivos do presídio paraguaio tem nacionalidade brasileira. O Ministério da Justiça apontou que os criminosos corromperam os agentes penitenciários do Paraguai.

Na quarta-feira (22), o Senado do Paraguai decretou estado de exceção por 45 dias no departamento (equivalente a estado) de Amambay, cuja capital é Pedro Juan Caballero. Com isso, o governo do país vizinho amplia seus poderes para capturar os fugitivos e processá-los com mais rapidez.

COMPARTILHE AGORA MESMO