Ponta Porã intensifica campanha de combate a hanseníase em janeiro

Janeiro é considerado o mês de combate a Hanseníase em todo o mundo

A Prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria de saúde do município está desenvolvendo a campanha “Janeiro Roxo”. Campanha mundial de combate a hanseníase. Neste mês, os trabalhos que visam a identificação da doença ganham destaque e as ações seguem o até o final de janeiro. O Dia Mundial de Combate a Hanseníase é o dia 31 de janeiro.

De acordo com a gerente de vigilância em saúde de Ponta Porã, Isabela Pini Guerreiro, no dia 26 está prevista uma palestra para os profissionais de saúde. A palestra será conduzida pelo médico infectologista do programa municipal de tuberculose e hanseníase, Dr Pablo Marinho Custódio. A palestra será realizada no Centro Internacional de Convenções. Miguel Gomez, às 14 horas.

A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge principalmente nervos periféricos e pele. Em caso de manchasna pele com redução da sensibilidade a dor, calor ou frio, cortar-se ou queimar-se sem sentir dor, é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. O tratamento é gratuito”, afirmou Isabela.

Em Ponta Porã, a secretaria de saúde mantém o programa de combate a hanseníase no CIS – Centro Integrado de Saúde – que tem como coordenadora Maria Lúcia Gonzales Barbosa e ainda conta com o fisioterapeuta, Dr Pedro Sérgio Roseno, além de todas as unidades de saúde que encaminham os casos para a coordenação. Depois de identificada a doença, a saúde do município fornece o medicamento necessário para a recuperação do paciente.

Em Ponta Porã são apenas cinco casos registrados e que estão sendo monitorados e medicados pelo programa de combate a hanseníase. “Graças aos investimentos da administração do prefeito Hélio Peluffo, hoje podemos fazer um trabalho de prevenção bem seletiva, assim podemos identificar os casos e diminuir os casos de hanseníase em nosso município”, afirmou Isabela Pini Guerreiro.

Ponta Porã intensifica campanha de combate a hanseníase em janeiro

LEGENDA: Combate a hanseníase é intensificada pela secretaria de saúde de Ponta Porã 

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!