ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Ponta Porã no maior torneio de robótica da América Latina

Equipes do Núcleo de Tecnologia Municipal e da “Orlando Mendes” representam a cidade

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEM) participam do maior torneio de robótica da América Latina. O evento aconteceu nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 22 e 23, em Campo Grande. Ponta Porã esteve representado pelas escolas municipais Prefeito Orlando Mendes e pelo Núcleo de Tecnologia Educacional.

Uma megaestrutura foi instalada no Shopping Norte Sul Plaza para sediar o evento. A etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) é gratuita e aberta ao público. Realizada em Mato Grosso do Sul com apoio do Sesi, a maior olimpíada de robótica da América Latina foi aberta na quinta-feira (22) seguindo nesta sexta-feira (23), em Campo Grande. A etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) é gratuita e aberta ao público, reunindo na Capital estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Estado, se enfrentando em disputas emocionantes de robôs de Lego.

“Aprender a programar, ler algoritmos, se deparar com problemas e encontrar soluções. Tudo isso faz parte da rotina dos alunos da Escola do Sesi graças às aulas de robótica, área que hoje é considerada estratégica para a indústria e que, desde os primeiros passos, faz parte da grade curricular da nossa rede de escolas do Sesi”, afirma o superintende do Sesi, Bergson Amarilla.

A gerente de Educação do Sesi, Simone Cruz, acrescenta que participação dos alunos na OBR 2019 é resultado da preparação constante dos alunos como futuros profissionais capacitados para atuar na nova era da indústria, a Indústria 4.0. “A robótica é um caminho importante e lúdico para desenvolver estudantes. Aquele aluno que se desenvolve na robótica está apto a entrar no universo da Indústria 4.0, uma área fundamental para a formação profissional”, analisa.

As equipes classificadas na etapa estadual seguem para a etapa nacional da OBR, realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e renomados congressos e simpósios nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

Equipes formada pelo NTEM – Núcleo de tecnologia educacional Municipal de Ponta Porã, sob direção da professora Kedma Moraes e orientação dos professores: Rubens de Oliveira Paz, Mirta Beatriz e Alline Flores, são as equipes: gdrive star kids, gdrive super kids, gdrive Hermes, os integrantes são das seguintes escolas municipais: EM Ramiro Noronha, E M São João,EM Prefeito Orlando Mendes, EM Jardim Ivone, EM Rural Graça de Deus, Biblioteca do Sesi, EE João Brembatti Calvoso. Professor Deivison Rafael Lopes Figueredo ex-aluno da escola Municipal Ignes Andreazza e professa katiuci Corrêa.

COMPARTILHE AGORA MESMO