É a prova nacional do Sistema de Avaliação do Ensino Básico aplicado na rede municipal
A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza no período de 23 a 27 deste mês, a prova de avaliação do ensino básico. A seretária-adjunta de Educação e coordenadora do SAEB no município, professora Mirta Eloísa Landolfi explicou que a prova é aplicada em todo o país como método de avaliação da qualidade no ensino nas cidades na Rede Municipal de Ensino.
A coordenadora explicou que a partir de 2017, passarão a fazer as avaliações do Saeb todas as escolas públicas (aplicação obrigatória) e privadas (adesão voluntária), de zonas urbanas e rurais, e com pelo menos dez estudantes matriculados em turmas regulares na 3ª série do Ensino Médio (ou 4ª série do Ensino Médio quando esta for a série de conclusão da etapa).
O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a educação básica do Brasil.
Na manhã desta sexta-feira, 20, na sede do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTem) ocorreu a capacitação de professores aplicadores da prova. O prefeito Hélio Peluffo visitou o curso, agradeceu o empenho dos educadores e destacou a importância da avaliação para a melhoria da qualidade do ensino na Rede Municipal de Ensino.
Mirta Landolfi explicou que o resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que também é calculado a partir dos dados de aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e fornece, portanto, indícios sobre a qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país.
A partir de 2018, todas as escolas que participarem da aplicação censitária do Saeb e que cumprirem critérios determinados terão seu Ideb calculado. O índice é divulgado a cada dois anos e, com o encerramento da divulgação do ENEM por Escola, a população terá uma avaliação mais ajustada das instituições de ensino brasileiras.
A partir desse indicador, as escolas e/ou sistemas podem formular (ou reformular) suas políticas, visando à “melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino”, segundo o portal do Inep.
LEGENDA: Prefeito Hélio Peluffo Filho visitou curso de capacitação dos aplicadores da prova