Ponta Porã recebe novas doses de vacina para combater o covid-19

O Prefeito Hélio Peluffo concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira para falar sobre as novas doses de vacina recebidas, bem como sobre os mais recentes números da doença em Ponta Porã. Estiveram ao lado dele, o Secretário-Adjunto de Saúde Frederico Moraes, o Procurador Geral do Município de Ponta Porã Ricardo Soares Sanches Dias e o Controlador Geral Rodrigo Sette.

Ponta Porã tem na data de hoje, 6.395 casos do novo covid-19. Desses, 14 estão internados nos leitos UTI, que representa um total de 70% da ocupação. 05 pacientes encontram-se internados nos leitos clínicos.

Sobre as doses de vacinas, Ponta Porã recebeu 1.198, que foram aplicadas em 598 pessoas (serão duas doses). Nesta segunda-feira, foram recebidas mais 530 doses e vacina fabricadas pela AstraZeneca, que serão aplicadas nos profissionais da área de saúde. Ponta Porã conta hoje com 1.885 profissionais de saúde.

A orientação do Prefeito Hélio Peluffo é de total rigor e transparência tanto na aplicação das vacinas quanto na divulgação dos nomes de quem recebeu as doses das vacinas. “Quem tentar furar fila para se vacinar, enfrentará os rigores da Lei. Não permitiremos que ninguém que não esteja entre os que podem receber a vacina fure fila”.

O Procurador Geral de Ponta Porã, Ricardo Soares, opinou pelo anonimato garantido pela Lei Geral de Proteção de Dados quanto à divulgação dos dados das pessoas que foram imunizadas. A Controladoria Geral mantém todos os dados em lista para informar aos órgãos de controle. “Nós temos a informação para ser disponibilizada para qualquer órgão de controle, seja Ministério Público, seja Tribunal de Contas”, disse Rodrigo Sette.

O Prefeito Hélio Peluffo reiterou que as medidas sanitárias devem continuar sendo seguidas, como distanciamento social, lavar e higienizar as mãos e uso frequente de máscaras. “Precisamos continuar nos cuidando. Essas doses não são suficientes pra imunizar nem mesmo o pessoal da saúde, que está na linha de frente do combate ao covid-19. A APrefeitura Municipal tem reservas financeiras para adquirir mais doses assim que elas estiverem disponíveis para venda, mas até lá, precisamos nos cuidar”.

Segundo o Secretário-Adjunto de Saúde, o Plano de Imunização da população está em fase final de conclusão e deve ficar pronto nos próximos dias.