Ponta Porã recebe um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro

 

As atenções do agronegócio mundial estão voltadas para Ponta Porã desde ontem, quarta-feira, quando foi iniciado um dos mais importantes eventos do setor: a Abertura Oficial da Colheita Nacional da Soja.

Este ano os organizadores escolheram Ponta Porã, município que se destaca na agropecuária nacional. O local do evento é a Fazenda Jotabasso, uma das mais importantes produtoras de sementes do centro Oeste do Brasil.

Nesta quinta-feira, 26 de janeiro, a programação prevê a realização de palestras, conferências e também uma solenidade contando com a presença de autoridades, empresários do agronegócio vindos de diversas partes do Brasil que marcará oficialmente o início da colheita da soja em todo o território nacional.

O prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho, vai participar deste segundo dia de evento. Hélio vai receber diversas autoridades estaduais e nacionais que prestigiam o evento que marca o início da colheita da soja a mais importante commoditie produzida no Brasil.

Esta semana ele concedeu uma entrevista ao Canal Rural, emissora que promove o evento na Fazenda Jotabasso e transmite ao vivo toda a programação desde ontem, quarta-feira.

Em sua fala, que será projetada num telão durante os pronunciamentos das autoridades, Hélio destaca a importância da soja para a economia do município.

De acordo com o IBGE, Ponta Porã possui a segunda maior área plantada de soja do Mato Grosso do Sul. Nesta safra são 204 mil hectares que devem produzir 631 mil toneladas de soja. A produção de soja representa um grande aporte financeiro no município. São cerca de R$ 700 milhões movimentados em torno desta atividade. Este valor corresponde a três vezes o orçamento da Prefeitura previsto para este ano.

Diante de tamanha importância desta atividade, a Prefeitura se colocou à disposição da Aprosoja/MS para ajudar na realização do evento. Com o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, o prefeito elencou as prioridades para atender os organizadores.

Reparos na principal via de acesso à Fazenda Jotabasso bem como apoio na logística, deslocando pessoas qualificadas da Saúde, Comunicação e Obras para ajudar na organização, foram algumas providências adotadas por determinação do prefeito com o objetivo de ajudar os organizadores do evento.

Esta é a programação do evento para quinta-feira, 26 de janeiro, com o horário de Brasilia:

08h00

Credenciamento

09h00

Palestrante: Marcelo Gravina – Conselheiro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia

Tema: Os desafios da biotecnologia na safra 2016/2017

09h20

Palestrante: Evaristo de Miranda, Coordenador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica – GITE da EMBRAPA

Tema: Uso e Ocupação da Terra no Brasil e a sustentabilidade agrícola do país comparado a outros players agrícolas mundiais.

10h20

Palestrante: Flávio França Junior, Consultor Econômico Especialista em Agribusiness

Tema: Desafio e perspectivas do final da Safra da Soja – 2016/2017

11h às 12h30

Abertura da Safra – Fala das Autoridades

12h30 às 13h

Abertura da Safra – Campo

13h00

Entrevistas para o Canal Rural – programa Mercado & Cia

13h00 às 14h00

Almoço

Legenda da foto: Prefeitura de Ponta Porã

Hélio destacou, durante entrevista ao Canal Rural, importância da soja para a economia de Ponta Porã.

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!