Prefeitura fortalece turismo e eleva categoria de avaliação

Governo Federal aponta crescimento das ações e município salta da categoria C para B junto ao Ministério

As ações concretas visando o fortalecimento turístico de Ponta Porã e região, garante ao município elevar de categoria classificatória junto ao Ministério do Turismo, saltando da categoria C para B, melhorando o nível de avaliação perante o Governo Federal. O prefeito Hélio Peluffo destacou o trabalhocomo um conjunto de fatores melhorando a qualidade de vidaem todas as áreas, incluindo o turismo de eventos em Ponta Porã. 

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, vem fortalecendo o Conselho Municipal de Turismo, visando reunir e fortalecer todo o segmento para viabilização de projetos para incrementar o setor em Ponta Porã e na fronteira. Nesta semana, um novo encontro definiu novas ações para o setorturístico, com a participação do Poder Público e a iniciativa rivada. Ponta Porã hoje ocupa a vice-presidência do Fórum Estadual do Turismo, através de Eliane Gomes, da secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável. 

O fortalecimento do setor passa pelo Programa de Regionalização do Turismo, uma ação estruturante do Ministério, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País, a partir de 8 eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional.  

“Ponta Porã esta de parabéns devido o desenvolvimento e passou da categoria C para a Categoria B, isso significa crescimento, desenvolvimento  na estrutura física, aumento de empregos entre outros”, destaca Eliane Gomes, presidente do COMTUR. Ela destaca que a partir de agora as atividades serão coordenadas pelo Conselho Municipal, ou seja, com a participação de todos. O mapeamento turístico da cidade será uma das ações imediatas a serem desenvolvidas.

O Conselho Municipal do Turismo-COMTUR, criada sob a Lei nº3121, de 12 de junho de 1999, como órgão consultivo, tem como objetivo formular a Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o incremento e o Desenvolvimento da atividade turística e econômica no Município de Ponta Porã. 

Para o fortalecimento do setor, a prefeitura convida os representantes de hotel, restaurantes, agências de turismo, produtores de eventos, e instituições de ensino e demais órgãos que queiram fazer parte da composição deste Conselho, a participar da reativação, visando a nova composição do COMTUR e posterior eleição da mesa diretora, marcando oficialmente o reinício das atividades.

Os 5.570 municípios brasileiros poderão pleitear sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 a partir de 01 de abril. É nesta data que começa a contar o prazo oficial, que termina em 30 de julho, para cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo. Vale lembrar que novos critérios, compromissos e recomendações foram estabelecidos para a próxima edição do Mapa que, atualmente, é composto por 3.285 municípios.

Participaram da reunião do Conselho Municipal de Turismo, representantes da prefeitura de Ponta Porã, do 4º Batalhão de Polícia Militar, de empresas do setor hoteleiro eturístico.

LEGENDA

Reunião do COMTUR contou com a presença de representantes de vários segmentos