ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Recaptura de foragidos triplica pelo DOF no primeiro semestre de 2023

Apreensões de armas de fogo pela unidade também subiram mais de 60% nesse mesmo período

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) divulgou nesta semana os resultados alcançados no primeiro semestre do ano, que apontam um crescimento expressivo na recaptura de foragidos da justiça e apreensões de armas de fogo, em 2023.

Somente nestes primeiros seis meses a Unidade registrou aumentos de 350% na recaptura de foragidos da justiça e 60% nas apreensões de armas de fogo.

De acordo com o diretor do DOF, Coronel PM Everson Antônio Rozeni, a unidade tem intensificado as ações voltadas ao combate aos crimes contra o patrimônio, além da execução de operações pontuais em cidades estratégicas na fronteira com o Paraguai e Bolívia.

Somente este ano três fases da Operação DOF em Ação já foram executadas em municípios fronteiriços ao Paraguai. Uma quarta fase está em andamento na região de Corumbá, fronteira com a Bolívia.

NÚMEROS

No primeiro semestre de 2022 o DOF efetuou a recaptura de oito foragidos da Justiça. Já em 2023 foram retiradas de circulação 36 pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto.

Outro crescimento registrado neste mesmo período foi nas apreensões de armas, que pularam de 15, em 2022, para 24 armas de fogo em 2023.

“O enfrentamento direto ao cumprimento de mandados de prisão e apreensões de armas de fogo possuí um caráter preventivo e repressivo bastante eficiente, pois de modo direto retira de circulação possíveis infratores e armas para o cometimentos de crimes, além do efeito positivo frente à comunidade local, visto que demonstra uma ação de presença naquela localidade, já que o combate a diferentes crimes transfronteiriços, muitas vezes produzem maiores efeitos em outros estados da Federação”, enfatizou o diretor do DOF.

DOF EM AÇÃO

Este ano o DOF tem intensificado o enfrentamento aos crimes contra o patrimônio voltados, principalmente, para a recuperação de veículos assim como a retirada de circulação de foragidos da Justiça e armas de fogo.

Em 2023, três fases da Operação DOF em Ação já foram executadas em cidades estratégicas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Uma quarta fase está em execução na região de Corumbá, fronteira do Brasil com a Bolívia, sem previsão para o encerramento.

DISQUE DENÚNCIA

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

COMPARTILHE AGORA MESMO