Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 30 brigadistas do Prevfogo de Goiás e Pernambuco chegaram em Mato Grosso do Sul para ajudar nos combates.
Por Débora Ricalde, g1 MS
Depois de um redemoinho gigante de fogo e fuligem ser registrado na região da Reserva Natural Santa Sofia, no Pantanal, às margens do rio Negro, em Miranda (MS), os municípios próximos das áreas de incêndio começaram a se mobilizar, junto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Prevfogo e Corpo de Bombeiros, para auxiliar no combate.
De acordo com o Ibama, neste sábado (3) mais 30 brigadistas, sendo 15 Goiás e 15 Pernambuco, chegaram no estado ajudar. Atualmente o Pantanal de Mato Grosso do Sul conta com 253 brigadistas do Prevfogo. Sendo 130 na base de Corumbá, 60 no Setor Terena e 62 no Setor Kadiwéu. Além de 4 helicópteros do Ibama.
Ao g1, o tenente dos bombeiros, José Carlos Herculano Gonçalves, informou que novas estratégias foram montadas para que o fogo não avance para a reserva do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro.
“Hoje as frentes de fogo se concentram na região da fazenda Caiman, onde tem bastante gente do Ibama, mas eles pediram apoio ontem e mandamos três equipes dos bombeiros com aeronave. Outra frente é na região da fazenda Bodoquena, deslocamos aeronave lá também, fizemos contato com a propriedade, que mostraram todo o plano de ação na hora que o fogo chegar. Nesse momento o fogo está entrando numa região que não tem como acessar por máquina, meio de transporte terrestre, então estamos montado uma estratégia para combater esse foco em conjunto das propriedades privadas”, informou o militar.
Redemoinho de fuligem é registrado no Pantanal. — Foto: Reprodução
Mobilização
A aproximação do fogo também aumentou o alerta dos municípios de Aquidauana, Miranda e Anastácio, que estão próximos a região da queimada. Além do trabalho da força estadual de combate, algumas prefeituras também estão se mobilizando para evitar o progresso dos incêndios.