Secretaria de Educação realiza várias atividades visando retorno seguro às aulas

A semana foi bem movimentada na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã. Várias atividades foram realizadas com Diretores, Professores e Funcionários visando o retorno seguro às aulas no próximo dia 02/08.

Na segunda-feira, 26/07, os Departamentos Pedagógico e Psicossocial da Secretaria Municipal de Educação reuniram-se com os Diretores e Coordenadores escolares da Rede Municipal de ensino, no Centro de Convenções Miguel Gomez para os últimos ajustes referentes aos eixos cognitivos e socioemocional do Protocolo de Volta às Aulas presenciais.

O retorno das aulas presenciais, apesar de muito esperado por todos, demanda dos profissionais novas estratégias e ferramentas para a reinvenção tanto das relações afetivas quanto do trabalho pedagógico em si, é preciso repensar e reinventar projetos, avaliações, formas de acolhida aos estudantes, além, é claro de todas as mudanças na rotina escolar no que se refere aos novos combinados de convivência no contexto da escola. Essa nova realidade é um grande desafio, tanto para a escola como para a família.

Já a Comissão Municipal de Monitoramento do Protocolo de Volta às Aulas (CMMPVA) de Ponta Porã, se reuniu para tratar sobre o início de suas ações. A CMMPVA foi criada, em Ponta Porã, em março de 2021 e conta com representantes de onze Instituições, entre elas Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Conselhos Municipais, SIMTED, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Escolas Privadas e que tem como principal objetivo auxiliar e contribuir com a gestão escolar na implementação do Protocolo de Volta às Aulas (PVA) e consequentemente contribuir para a segurança de todos.

A reunião foi presencial na Central de Matrícula Prof.ª Adyles Guimarães Caimar e telepresencial e teve como resultado a elaboração de um cronograma de visitas que terá início na segunda quinzena do mês de agosto. Cada Instituição de ensino, seja ela pública ou privada, poderá contar com o apoio e parceria da CMMPVA para que as atividades presenciais aconteçam de forma tranquila e segura.

A Secretária Municipal de Educação Mirta Landolfi enfatizou que “este é um momento novo no qual precisamos nos unir, prestando e recebendo apoio mutuamente, e assim fazermos os ajustes necessários na sistemática da escola para que todos estejam seguros. O papel da Comissão é imprescindível especialmente pelo seu propósito de oferecer apoio e suporte às escolas na volta às atividades presenciais”.

A Secretária Municipal de Educação Prof.ª Mirta Landolfi, reuniu-se com representantes da Secretaria de Saúde, da Vigilância Sanitária e com os representantes das empresas parceiras prestadoras de serviço de transporte escolar, para os ajustes finais para o retorno das atividades presenciais no dia 02 de agosto, de forma que seja seguro para estudantes e profissionais por meio do cumprimento integral do que é previsto no Protocolo de Volta às Aulas (PVA).

O Protocolo prevê várias medidas de biossegurança a serem implementadas no transporte escolar, como aferição de temperatura de todos os estudantes, limpeza e higiene das superfícies, distanciamento adequado entre os passageiros/estudantes, utilização de máscaras durante o trajeto, uso de álcool 70% para higienização das mãos, etc.

Na reunião foram reforçadas todas as orientações e medidas de biossegurança a serem adotadas desde o momento anterior à entrada do estudante ou profissional no transporte escolar até o momento de volta para casa, para a retomada segura das atividades presenciais.

* Assessoria de Communicação

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!