ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Seu CPF tem pendências? Veja como fazer consulta e deixá-lo em situação regular

Por g1

CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. Por isso, é de extrema importância que ele esteja em situação regular. Quem possui irregularidades em seu CPF pode ficar impedido de realizar ações básicas, como receber o Bolsa Família.

Veja abaixo como saber se o seu CPF está regular e o que fazer caso ele não esteja. 

Como saber se o CPF está regular?

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal – clique aqui para acessar a página específica. É preciso inserir o número do CPF e a data de nascimento, clicar em “sou humano” e em seguida em “consultar”.

Consulta CPF — Foto: Reprodução/Receita Federal

Consulta CPF — Foto: Reprodução/Receita Federal

Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal no seu celular, disponível para download na Google Play (Android) e App Store (iOS).

A consulta deve considerar os seguintes pontos: 

  • Situação regular;
  • Pendente de regularização;
  • Suspenso;
  • Titular falecido ou
  • Cancelado.

Situação regular

Mesmo se o seu CPF estiver regular, verifique se as informações apresentadas estão corretas para evitar uma possível suspensão futura. Se houver alguma divergência, a atualização pode ser feita pela página específica da Receita Federal (clique aqui para acessar).

Pendente de regularização

Significa que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos que era de envio obrigatório.

COMPARTILHE AGORA MESMO