ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Sindicatos Rurais do Mato Grosso do Sul participam da audiência pública no Senado Federal

“Uma comitiva dos Sindicatos Rurais do Mato Grosso do Sul participaram da Audiência Pública no Senado Federal tratando do Funrural”, informou o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Dr. André Cardinal via rede social whatsapp ao jornalista Lile Corrêa da Emissora Líder FM 104,9.

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizou audiência pública nesta quarta-feira (3/4) para debater as consequências para o agronegócio do recolhimento do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). O imposto foi tornado constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no final de março obrigando o empregador rural pessoa física a contribuir.

O Funrural é uma contribuição social destinada a custear a seguridade geral (previdência). O tributo é cobrado sobre o resultado bruto da comercialização rural e descontado, pelo adquirente da produção, no momento da comercialização. Em 2011, essa contribuição previdenciária foi considerada ilegal pelo STF, o que fez muitos agricultores deixarem de recolher o imposto.

A realização da audiência é uma iniciativa dos senadores Ivo Cassol (PP-RO), presidente da comissão, e Ronaldo Caiado (DEM-GO). A principal motivação é a preocupação com os possíveis efeitos para o agronegócio da cobrança do tributo, um setor de participação expressiva no produto interno bruto brasileiro (PIB).

Com a decisão do STF, fica estabelecido que as dívidas do Funrural devem ser pagas retroativamente, ou seja, que sejam feitos os pagamentos em atraso. E assim, argumenta o senador Ivo Cassol, os prejuízos ao setor primário da economia podem ser ainda mais graves.

A Audiência Pública contou com a participação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Foram convidados para a audiência o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn; o secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Ramos Roseno; o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil, Márcio Lopes de Freitas; e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Alberto Ercílio Broch.

Representantes da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Associação Nacional da Pecuária Intensiva, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil também participaram da audiência.

O Funrural é uma contribuição previdenciária paga pelo trabalhador do campo. A Justiça, que desde o início da década considerava a contribuição ilegal, voltou atrás na decisão. Agora o setor agrícola questiona a conta que pode vir por aí. “O assunto foi debatido em uma audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quarta-feira (3/5), no auditório Petrônio Portella do Senado Federal”, mencionou André Cardinal à Lider FM 104,9 de Ponta Porã (MS).

(Com informações Senado Federal)

 

COMPARTILHE AGORA MESMO