ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Subsecretaria apresenta programa de qualificação de mulheres na fronteira em Fórum Nacional de gestores

A Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), apresentou o programa de qualificação de mulheres na fronteira para atuarem na Rota Bioceânica, em Brasília, durante o durante o I Fórum Nacional de Organismos de Políticas Públicas para Mulheres.

Entre os dias 11, 12 e 13 de abril, a subsecretária Cristiane Sant’Anna de Oliveira, esteve reunida com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves e outras 252 gestoras de políticas públicas.

Subsecretária Cristiane Sant’anna Duarte fala diante da ministra Cida Gonçalves 

Além de falar do programa que vai qualificar mulheres fronteiriças para o trabalho garantindo dignidade profissional, Cristiane Sant’anna Duarte também levou a Brasília a questão do atendimento às mulheres indígenas e ribeirinhas e a ampliação dos Organismo de Políticas Públicas para Mulheres.

No primeiro dia, o Ministério das Mulheres apresentou as diretrizes de cada área dentro da pasta às gestoras estaduais. “Conhecemos a nova estrutura do ministério e os eixos prioritários para combater a violência contra a mulher e garantir autonomia financeira, além das relações institucionais”, conta a subsecretária Cristiane.

Nos demais dias, cada gestora pode falar um pouco sobre a realidade de seu estado, como orçamento, planejamento, estrutura e ouvir as experiências na condução das políticas públicas pelo país.

“Nossa pauta era a questão das mulheres indígenas, o enfrentamento ao feminicídio, a ampliação dos organismos de políticas públicas para as mulheres e até a abertura de novas casas de acolhimento”, descreveu a subsecretaria.

Ao lado da subsecretária Cristiane também estiveram gestoras de 11 municípios de Mato Grosso do Sul: Amambai, Bataguassu, Costa Rica, Jardim, Juti, Ladário, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia.

Programa de Qualificação

O programa de qualificação profissional e capacitação visando o empoderamento das mulheres e meninas fronteiriças é um compromisso firmado junto ao Ministério das Mulheres para dar dignidade profissional às moradoras da fronteira, principalmente com a chegada da Rota Bioceânica.

Entre os objetivos do programa está explorar as potencialidades de cada município; promover o empreendedorismo das mulheres; ampliar a mão de obra qualificada; incentivar a empregabilidade das mulheres, e ainda, capacitar a rede municipal de atendimento à mulher em situação de violência, para o atendimento humanizado e não revitimizador.

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves

Paula Maciulevicius, Setescc
Fotos: Ministério da Mulher

COMPARTILHE AGORA MESMO