ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Tradicional ‘Guerra d’água’ diverte jovens e adultos na fronteira com o Paraguai

Jovens e adultos se divertem durante brincadeira — Foto: Marcelino Nunes

Jovens e adultos se divertem durante brincadeira — Foto: Marcelino Nunes

A tradicional “guerra d’água” está de volta! Jovens e adultos se divertem na tarde deste domingo (19) e na terça-feira (21) brincando, na avenida Brasil, centro de Ponta Porã (MS) – 295 quilômetros de Campo Grande.

A diversão é do Bloco dos Sujos, que todo ano faz a tradicional brincadeira com os foliões, tanto do lado brasileiro, como do paraguaio, pois a cidade faz fronteira com Pedro Juan Caballero (PY).

A Polícia Militar de Ponta Porã e a Guarda Civil Municipal de Fronteira farão a devida manutenção da ordem pública e aquele que infringir responderá pelos seus atos, material e criminalmente.

Aliás, a guerra d’água, que é regulamentada por lei, possui regras. São elas: 

  • É uma manifestação popular voluntária que busca a integração entre as pessoas que aderirem a brincadeira;
  • Tem o local designado por lei: avenida Brasil, defronte ao Posto da PM, até na esquina com o Banco do Brasil, nos sentidos Bairro/Centro, Centro/Bairro;
  • É permitida a brincadeira que consiste em jogar água limpa com “balõezinhos” ou outros recipientes de forma que não venha agredir a terceiro causando-lhe lesões;
  • Horário de início das 13h e término às 17 horas, no domingo de Carnaval e terça-feira;
  • Aquele que causar danos de qualquer espécie a terceiros terá por obrigação de reparar, ou seja, quebrar vidros de carros, retrovisor, amassarem a lataria, ou danos em residência, será denunciado aos órgãos policiais competentes para as devidas providências.
COMPARTILHE AGORA MESMO