ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Tratamento e amor salvam vida de vira-lata com Cinomose na fronteira

Lile Corrêa*

Um cachorrinho que atende pelo nome de pequeno, sem raça definida, com 6 meses de idade, de propriedade da senhora Antonella deu entrada no Centro Veterinário Dr. Marcelo Rezende, por volta das 10h de sábado 13 de maio. O vira-lata estava com dificuldade para enxergar, respirar e bem fraquinho pois não se alimentava há 3 dias. O animal não havia tomado vacina.

O paciente foi atendido pelo médico veterinário Dr. Marcelo Rezende o qual verificou: secreção nasal e ocular, febre, magreza e dificuldade para caminhar. “Diante dos sinais havia suspeita de uma virose chamada Cinomose e foi solicitado exames de sangue que confirmaram o caso”, mencionou Dr. Marcelo Rezende no Jornal da Líder FM 104,9 de Ponta Porã (MS).

Depois de conversa e esclarecimentos sobre a doença com a proprietária, sobre eutanásia e o tratamento, o paciente foi internado para realização de tratamento de suporte, com o uso de medicamento especifico contra o vírus da Cinomose, alem de antibióticos, vitaminas, colírios e descongestionante nasal.

De acordo com Dr. Marcelo “Pequeno ficou internado por 6 dias e voltou pra casa, com uma ótima recuperação, comendo, bebendo e brincando normalmente. Ele terá que tomar medicamento controlado por toda a vida. O sucesso em seu tratamento se deu ao seu rápido diagnóstico, ou seja, antes da doença apresentar a fase neurológica, onde apresenta convulsões, nessa fase normalmente o indicado é a eutanásia”.

COMPARTILHE AGORA MESMO