Tratamento especial em Clinica Veterinária salva vida de Cadela da Raça Border Collie

Lile Corrêa*
Uma cadela da raça Border Collie com 3 anos de idade que atende pelo nome de Aya, de propriedade da Ana Claudia, saiu de Bela Vista (MS) para receber atendimento especializado na dia 17 de março de 2017 no Centro Veterinário em Ponta Porã (MS).
Ela deu entrada na Clinica Veterinária apresentando uma inflamação nos peitos, a mesma havia passado por uma cirurgia cesariana em Campo Grande (MS) há 8 dias.
A paciente foi avaliada pelo médico veterinário especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais Dr. Marcelo Rezende que constatou hipertermia, taquicardia, taquipneia, grande aumento de volume nas mamas distais, as quais estavam avermelhadas e quentes, quadro típico de mastite aguda. Diante dos achados foram solicitados exames de sangue e de imagem (ultrassonografia). A paciente foi internada para fluido terapia e medicação (antibióticos, anti-inflamatórios, vitaminas, dentre outros).
De acordo com o Dr. Marcelo Resende “com o passar dos dias o caso foi piorando, a inflamação foi aumentando e causando anemia. No terceiro dia a mama ulcerou (abriu). No quarto dia a mama gangrenou (necrosou) e a paciente começou a vomitar sangue. No quinto dia a paciente foi estabilizada e foi levada ao centro cirúrgico para remoção de duas mamas juntamente com o tecido necrosado, sob anestesia geral”.
O Dr. Dolittle da fronteira mencionou que “no oitavo dia houve deiscência (rompimento) de 2 pontos, sendo necessário refaze-los para fechar a ferida e evitar infecções. Apesar de toda a gravidade do caso, no decimo dia (27 de março) Aya retornou para casa, já fora de perigo de morte e se recuperando bem. Agora segue o tratamento com muito amor e carinho com a família”.
COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!