Veja programação de Missas para o Dia dos Finados em Ponta Porã

Cemitério Cristo Rei – Foto: Google

Lile Corrêa*

As Paróquias São José, São Vicente de Paulo e Divino Espírito Santo convidam os fiéis para as Celebrações do Dia de Finados neste sábado, dia 2 de novembro em Ponta Porã.

De acordo com a programação:

7h30 – São Vicente – Missa será celebrada pelo Padre Gilmar. Liturgia Comunidade Nossa Senhora de Lurdes e Paróquia São Vicente.

8h00 – Park Primavera – Padre Jorge. Liturgia Paróquia São José.

9h30 – Cristo Rei – Padre Fabio Casado Dias. Liturgia Paróquia Divino Espírito Santo.

15h00 – Cristo Rei – Padre Aldo. Liturgia Ministros e Ministras.

A liturgia vai se encarregar da animação e de preparar o local da celebração.

Entenda e reflita sobre as Missas especiais pelos fiéis defuntos

De acordo com o professor Felipe Aquino, os primeiros vestígios de uma comemoração coletiva de todos os fiéis defuntos são encontrados em Sevilha (Espanha), no séc. VII, e em Fulda (Alemanha) no séc. IX.

O fundador da festa foi Santo Odilon, abade de Cluny, o qual a introduziu em todos os mosteiros de sua jurisdição, entre os anos 1.000 e 1.009. Na Itália, em geral, a celebração já era encontrada no fim do séc. XII e, mais precisamente, em Roma, no início do ano de 1.300. Foi escolhido o dia 2 de novembro para ficar perto da comemoração de todos os santos.

O que podemos fazer pelas almas dos fiéis defuntos

Foto: Arquivo CN/cancaonova.com

Neste dia, a Igreja, especialmente, autoriza cada sacerdote a celebrar três Missas especiais pelos fiéis defuntos. Essa prática remonta ao ano de 1915, quando, durante a Primeira Guerra Mundial, o Papa Bento XV julgou oportuno estender a toda Igreja esse privilégio de que gozavam a Espanha, Portugal e a América Latina desde o séc. XVIII.