ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Vereadores brasileiros e paraguaios discutem pautas da fronteira

2ª Sessão Ordinária do Parlim foi realizada nesta quarta-feira em Ponta Porã

Os vereadores de Ponta Porã e os consejales municipais de Pedro Juan Caballero realizaram nesta quarta-feira, às 14h, a 2ª sessão ordinária do Parlamento Internacional Municipal – PARLIM. O encontro dessa vez aconteceu no lado brasileiro da fronteira no plenário Isaac Borges Capilé.

A sessão foi presidida pelo vereador Agnaldo Miudinho, tendo a Mesa que dirigiu os trabalhos sendo composta pelo presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Ivo Lescano, vereador Marcelino Nunes e secretário da Junta pedrojuanina Derlis Torres. Também participaram da sessão os vereadores Vanderlei Avelino, Thiago Vedana, Marquinhos Benites, Ricardo Torraca e Fabrício de Souza, além dos consejales de Pedro Juan, Carolina Acevedo, Jorge Luiz Medina e Cézar Lesme.

Durante a reunião os parlamentares destacaram a importância do fortalecimento do Parlim no sentido de buscar melhorias para a região de fronteira. O vereador Marcelino Nunes destacou a criação em 1997 e implantação em 1999 e disse que Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são cidades irmãs e que todos devem estar imbuídos do propósito de trabalhar pelo desenvolvimento conjunto de toda a região. “Parabenizo o presidente Agnaldo Miudinho pela iniciativa e confiança que tem no Parlim e agora vamos juntos partir para as ações concretas”, disse.

Durante a sessão os vereadores e os consejales discutiram e aprovaram a seguinte pauta do dia: criação de uma comissão de revisão e atualização do regimento do Parlim, com organização dos arquivos para as duas casas legislativas; decidiram iniciar os preparativos para os atos comemorativos alusivos aos 25 anos do Parlim, sugerindo inclusive a criação de um Museu; também decidiram que será necessário fazer levantamento das cidades limítrofes com condições de integrarem o Parlamento Internacional Municipal, fortalecendo dessa forma o contingente populacional com a finalidade de conseguir recursos federais.

Ainda na reunião desta quarta-feira, os parlamentares iniciaram as discussões de uma viagem de uma Comissão Técnica de revisão do Regimento Interno do Parlim para a cidade de Foz do Iguaçu, com objetivo de tratar do convênio Mercocidades entre outros assuntos de interesse da fronteira. Também votaram pela aprovação da criação de um fundo financeiro do Parlim e sinalizaram positivamente sobre a participação em cursos ofertados pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) para os participantes de comissões e representantes do Parlim.

Legenda:

Agnaldo Miudinho presidiu a 2ª Sessão Ordinária do Parlim, em Ponta Porã – Foto: Rafael Ribeiro

COMPARTILHE AGORA MESMO