Os vereadores de Ponta Porã e os consejales de Pedro Juan Caballero que integram o Parlamento Internacional Municipal – PARLIM – realizaram na manhã desta quinta-feira, dia 1º de agosto, a 4ª sessão ordinária no plenário Isaac Borges Capilé, no lado brasileiro da fronteira.
Os parlamentares discutiram a realização de viagem para visita técnica a Foz do Iguaçu na divisa com Ciudad del Este e também deliberaram sobre outros assuntos, como abertura de novas rotas aéreas para atender a região.
Ao fazer a abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, vereador Agnaldo, falou sobre os trabalhos do Parlim. Logo na abertura foi feito um convite para os parlamentares e equipe técnica das duas casas de leis para participação de teleconferências com órgãos e instituições de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, com participação de representantes do Conselho Municipal do Comércio, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Trânsito e com a procuradora de Ciudad del Este, Maria Villalba.
Logo depois, o vereador Agnaldo solicitou ao vereador Marcelino Nunes para que o mesmo repassasse informações do senador Nelsinho Trad sobre a mudança de pauta da reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), em Foz do Iguaçu. Em virtude da crise pós-eleições na Venezuela, Nelsinho Trad informou ao Parlim que os membros do Parlasul que tratariam sobre questões relacionadas à fronteira, vão focar as atenções nesse momento apenas no problema venezuelano.
Os parlamentares também aproveitaram sessão ordinária para fazer convite formal aos representantes de instituições e associações de comércio e turismo e trânsito de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero para que participem da próxima sessão ordinária do Parlim. Também decidiram pela deliberação para encaminhamento de ofício do Parlim para a Aena/Brasil, que é administradora do Aeroporto Internacional de Ponta Porã, para que se façam estudos para abertura de novas rotas aéreas entre São Paulo-SP, Ponta Porã e Assunção, capital do Paraguai.
Antes de terminar a sessão do Parlim, atendendo a um chamado do vereador Agnaldo, compareceu no plenário o diretor da Aena/Brasil que administra o Aeroporto Internacional de Ponta Porã, Thiago Neiva Moreira. Ele recebeu as demandas dos parlamentares e aproveitou para fazer esclarecimentos quanto as condições de pousos e decolagens. Disse que atualmente a Aena tem todo o planejamento para receber mais voos, mas destacou que em virtude de algumas construções no lado paraguaio, são perdidos 360 dos 2 mil metros de extensão da pista de pousos e decolagens. “Isso impossibilita em dias de nevoeiro receber voos mesmo com auxílio de aparelhos. Mas estamos estudando formas para mitigar esse problema”, destacou. A próxima reunião do Parlim ficou agendada para o dia 29 de agosto em Pedro Juan Caballero.
PATRIMÔNIO IMATERIAL
A abertura da sessão do Parlim foi abrilhantada com apresentação e degustação de Carrulim, uma bebida que é feita a base de cana, arruda e limão. Se trata de um produto que faz parte da cultura guarani, foi declarado patrimônio imaterial do Paraguai e tem a data de 1º de agosto como dia nacional para o consumo, mesma data que se comemora o dia da terra. A Carrulim é usada na crença dos índios guaranis para purificar o sangue. A reunião do Parlim contou com a presença dos seguintes vereadores de Ponta Porã, Agnaldo, Kleber Ortiz, Anny Espínola, Marcelino Nunes, Camila Alvarenga, Marquinhos, Lourdes Monteiro e Vanderlei Avelino; dos consejales de Pedro Juan Caballero, José Ivo Lezcano Paredes, Mahiba Carolina Yunis de Acevedo, Cezar Lesme e Luiz Medina.
Fotos: Rafael Ribeiro