Vídeo com quatis atravessando na faixa de pedestre viraliza em mês de atenção ao trânsito

Uma cena que pode parecer corriqueira para quem mora em Campo Grande ou outras cidades de Mato Grosso do Sul, onde a fauna e o trânsito se misturam muito bem, acabou ganhando destaque nesta sexta-feira em vários perfis de redes sociais. No vídeo, gravado às 7h desta quinta-feira (20) no cruzamento da Rua Antônio Maria Coelho com a Via Parque, próximo ao Parque dos Poderes, uma família inteira de quatis atravessa pela faixa de pedestres.

Por coincidência, obra do acaso ou sabe-se lá o que, as imagens foram feitas pelo celular do diretor do Núcleo Ambiental do Ministério Público Estadual, Luciano Loubet, que é também o responsável pelo projeto Quapizap, que monitora os locais frequentados por animais silvestres com o intuito de alertar motoristas e evitar atropelamentos.

Em entrevista a assessoria de comunicação do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Loubet, que também é ciclista em Campo Grande, contou que momentos antes, muitos outros animais haviam passado e o trânsito estava parado. “Eu mesmo já havia sinalizado para os outros motoristas que vinham atrás, foi quando resolvi pegar o telefone e filmar”, afirmou.

“Olha aí moçada, aqui em Campo Grande os quatis são educados, eles atravessam na faixa viu! Vamos aprender com eles!”, disse durante a gravação.

Isso tudo aconteceu em uma semana que juntou questões muito pessoais com a minha vida profissional, já que sou ciclista e também trabalho na preservação do nosso meio ambiente, relatou. “Nossa, hoje tá todo mundo falando desse assunto e eu só gravei para mandar pro nosso grupo de pedal”, comentou durante a conversa.

Sobre a consciência das pessoas no trânsito com relação a fauna, ele ressalta que já existe um cuidado muito natural de quem mora aqui. “A gente vê um ou outro problema que, normalmente acontece nas vias mais rápidas, onde o motorista acaba não enxergando a travessia dos animais”, afirmou.

Para a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, o flagra é uma maneira bem humorada e muito saudável de chamar a atenção dos usuários da via pública para a necessidade de se utilizar a faixa de pedestres como principal medida de segurança. “Há muito tempo isso era uma preocupação que não existia entre os pedestres e hoje a gente vê uma mudança muito positiva tanto para quem está ao volante, que precisa parar, quanto para quem está nas ruas e precisa atravessar. Aqui em Campo Grande até os quatis atravessam na faixa”, finalizou de maneira a diretora no embalo do vídeo.

Neste domingo (23) está prevista uma ação da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na qual participam vários grupos de pedal, entre eles o Paz Sobre Rodas, onde o Luciano é um dos membros e com a participação da diretoria de Educação Para o Trânsito do Detran-MS.

O evento será na “Grande Parada”, Indubrasil, local tradicional de encontro de ciclistas para saídas e chegadas de pedais e contará com orientações sobre segurança, noções de primeiros socorros para acidentes de bicicleta, orientação sobre uso correto e regularização de transporte de bikes, adesivagem de veículos e outras atividades.

Tocador de vídeo

COMPARTILHE AGORA MESMO
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
COMENTE AGORA MESMO!