ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Xiru do Querência da Saudade é campeão de danças no Rodeio de Laguna Carapã

Grupo Xiru de Ponta Porã conquistou o título de campeão após quatro anos de ausência

Depois de quatro anos sem participar dos eventos do MTG/MS – Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul – o grupo de invernada Xiru de danças tradicionais do CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Querência da Saudade, de Ponta Porã, voltou aos tablados sul-mato-grossense e voltou para ser campeão.

O retorno triunfal do Grupo Xirú aconteceu em Laguna Carapã, cidade que recebeu a 19ª Fase Regional do FEGAMS – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha -e viveu dois dias de muitas atividades tradicionalistas.

Além do grupo de invernada Xiru, o CTG de Ponta Porã levou a Laguna Carapã o grupo Adulto, além de peões e prendas que também disputaram a declamação, com título no adulto e dança de salão. No esporte, o CTG fronteiriço contou com participantes em Bocha e Truco e conquistou as primeiras colocações.

O grupo Xiru voltou aos ensaios no fim do ano passado e se preparou para tentar a melhor apresentação possível. Disputando com o CTG Querência do Sul, os Xirus do Querência da Saudade fizeram uma brilhante participação e acabaram ficando com o título de campeão. Para o professor de danças tradicionais do CTG pontaporanense, Eleandro Trindade “Alemão”, o Rodeio de Laguna Carapã foi uma forma de medir a febre do grupo. “Foi uma volta vitoriosa, serviu para nos preparar para o FEGAMS de Maracaju. Não temos muito tempo até lá, mas vi que o meu grupo está preparado para buscar melhorar ainda mais o nível de apresentação. Agora é trabalhar já pensando na próxima competição”, declarou Alemão.

O Patrão do CTG Querência da Saudade, Wagner Vedana também mostrou satisfação com a volta das invernadas mais competitivas da casa. “O Xirú é um grupo já feito, experiente, entra para ensaiar e busca acertar com os novos integrantes, tem uma grande confiança, o resultado foi a primeira colocação. E voltamos também com o grupo adulto, mas esse grupo é bem jovem, com integrantes com idade juvenil, não ficamos entre os três primeiros, mas o que vi foi animador. É um grupo que tem muita disposição, acredito que no ano que vem vamos ouvir falar muito bem deles. E temos também os nossos declamadores que voltaram com título e boas colocações, o nosso esporte foi firme também trouxe bons resultados, enfim, vamos nos fortalecendo cada vez mais. E o mais importante disso tudo, é a manutenção de nosso CTG em atividade. Mesmo com todas as dificuldades, estamos nos preparando para voltarmos cada vez mais fortes”, afirmou o Patrão Vedana.

 

LEGENDA: Grupo Xiru do CTG Querência da Saudade voltou a disputar o Rodeio e voltou campeão

COMPARTILHE AGORA MESMO