O Dia do Automóvel (também conhecido como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem) é comemorado no dia 13 de maio e existem várias teorias de porque é celebrado nessa data.
A data foi criada no ano de 1934 por Getúlio Vargas, que assinou o Decreto no 24.224, de 11 de maio de 1934.
Uma das versões afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen – ou Motorcar.
Outra versão é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro. O modelo da Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
Uma terceira hipótese é a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com cerca de 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.
O Dia da Abolição da Escravatura é celebrado em 13 de maio no Brasil.
Esta data comemora o fim da escravidão no Brasil oficialmente através da Lei Áurea, sancionada em 13 de maio de 1888. Quem assinou a Lei da Abolição da Escravatura foi Princesa Isabel, princesa imperial do Brasil.
Não se trata de feriado nacional, sendo esta condição revogada através da Lei nº 19.488, em 15 de dezembro de 1930, pelo ex-presidente Getúlio Vargas.
O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura, praticada no país desde o período colonial até ao fim do Império, o que durou quase 400 anos.
A maior parte dos escravos era proveniente do continente africano, mas uma parte da população indígena brasileira também foi escravizada.
Os escravos eram usados para todo tipo de trabalho, desde os domésticos passando pela agricultura, mineração e pecuária.
O movimento abolicionista criou força no Brasil durante o século XIX com o intuito de se libertar do domínio português e extinguir o trabalho escravo.
O Dia do Zootecnista é celebrado em 13 de maio.
Esta data é uma homenagem ao profissional que se dedica em estudar e pesquisar métodos de potencialização da produção animal e vegetal com qualidade, sem prejudicar o meio ambiente, o bem-estar dos animais e a satisfação dos consumidores finais.
O Dia do Zootecnista é comemorado em 13 de maio em homenagem a data da primeira aula do curso de Zootecnia ministrado no Brasil: 13 de maio de 1966, no estado do Rio Grande do Sul.
Oficialmente, a profissão de zootecnista só passou a ser regularizada no país a partir do decreto de lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968.
A Zootecnia é, literalmente, a “arte do animal” (palavra formada a partir dos radicais gregos zoon, que significa “animal”, e techne, que quer dizer “técnica” ou “arte”.
O Dia da Fraternidade é celebrado anualmente em 13 de maio no Brasil.
Também conhecido como Dia da Fraternidade Brasileira, esta data celebra um dos valores mais importantes para manter a união e paz numa sociedade: a fraternidade.
A ideia da fraternidade está baseada no conceito de que todos os seres humanos são iguais e, neste sentido, devem ser tratados igualmente com dignidade e respeito.
Assim, a fraternidade faz com que todos os seres humanos sejam igualados ao status de irmãos, devendo possuir direitos iguais, independente da orientação sexual, etnia, religião ou classe econômica.
E neste contexto, o Dia da Fraternidade procura alertar as pessoas para as desigualdades que ainda existem no mundo.
A nível internacional, o Ano Novo (Reveillon) também é conhecido como Dia da Fraternidade Universal, celebrado em 1º de janeiro.
O Dia da Fraternidade Brasileira foi criado a partir da Campanha da Fraternidade, criada em 1961 por três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira, uma organização humanitária da Igreja Católica.
O Dia do Chefe de Cozinha é celebrado anualmente em 13 de maio.
Cozinhar é uma arte! As pessoas que se dedicam a preparar deliciosos pratos são mais do que profissionais, são artistas!
Criatividade, paciência e empenho são algumas das características essenciais para a formação de um bom chefe de cozinha.
Além das técnicas, o chefe de cozinha deve ter a sensibilidade necessária para adaptar as receitas de acordo com a ocasião.
Atualmente, os chefes de cozinha atuam em diversos locais, como hotéis, restaurantes, escolas ou em qualquer outro estabelecimento em que seja necessária uma cozinha.
Para atuar como chefe de cozinha, o profissional deve fazer um curso de Gastronomia e constantes formações, com atualizações sobre as técnicas e truques gastronômicos.
Esta data foi criada através da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), em 1999. O intuito era de homenagear o ato e o prazer de cozinhar.
Esses profissionais ainda são homenageados, a nível mundial, em 20 de outubro, quando se comemora o Dia Internacional do Chef de Cozinha.
O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. Nessa data, os católicos recordam a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.
História de Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus. O termo Fátima faz referência à cidade de Fátima, local onde ocorreu a aparição, que fica a 130 km de Lisboa, capital de Portugal.
Nossa Senhora a de Fátima apareceu pela primeira vez aos pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia no dia 13 de maio de 1917.
Depois disso, começou a aparecer todos os meses no dia 13, ou seja, 13 de junho, 13 de julho, 13 de agosto, 13 de setembro e, pela última vez, em 13 de outubro, totalizando 6 aparições.
Durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora.
À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar.
Em 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, em Portugal, milhares de pessoas teriam presenciado o “Milagre do Sol”, onde o astro teria dado voltas no céu.
Francisco e Jacinta morreram jovens, mas Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até a idade de 97 anos.
Francisco e Jacinta foram canonizados pelo Papa Francisco, em 13 de maio de 2017, ano do centenário das aparições.
Segredos de Fátima
Nossa Senhora de Fátima também é conhecida como a “Santa dos Segredos”, pois teriam sido revelados três segredos aos pastorinhos.
Os dois primeiros se referiam a uma visão do inferno e à Rússia, que acabava de adotar o socialismo como regime de governo.
O terceiro, que deu origem a diversas especulações, fazia menção a um atentado que um pontífice sofreria. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo.
Nossa Senhora de Fátima no Brasil
Trazida pelos imigrantes portugueses, a devoção a Virgem de Fátima rapidamente se tornou uma das devoções marianas mais populares no Brasil.
Os fiéis costumam organizar novenas ou trezenas em honra deste título de Nossa Senhora e, apesar de não ser dia santo de guarda, muitos fiéis vão à missa.
Há várias paróquias e capelas que tem Nossa Senhora de Fátima como padroeira. É comum encontrar a sua imagem nas igrejas brasileiras, o que faz com que Nossa Senhora de Fátima seja tão popular como Nossa Senhora Aparecida.
Em 2008, em Fortaleza, capital do Ceará, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja autoria é de Franciner Macário Diniz.
Em 2011, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, foi construída uma réplica da Capelinha das Aparições que se encontra no Santuário de Fátima, em Portugal.
Oração a Nossa Senhora de Fátima
Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar aos três pastorinhos
os tesouros de graças que podemos alcançar,
rezando o santo rosário,
ajudai-nos a apreciar sempre mais
esta santa oração, a fim de que,
meditando os mistérios da nossa redenção,
alcancemos as graças que insistentemente
vos pedimos (pedir a graça).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos,
livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu
e socorrei principalmente
as que mais precisarem.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
rogai por nós.