
Na manhã deste sábado, 17 de maio, o Papa Leão XIV recebeu os membros da Fundação Centesimus Annus Pro Pontificepor ocasião da sua Assembleia Geral que teve como tema: “Superar as polarizações e reconstruir a governança global: as bases éticas“.
O Pontífice agradeceu a presença e disse que o tema é central para a Doutrina Social da Igreja, um instrumento de paz e diálogo para construir pontes de fraternidade universal. Em seguida recordou que já o Papa Leão XIII “tinha mirado a contribuir para a paz estimulando o diálogo social, entre o capital e o trabalho, entre as tecnologias e a inteligência humana, entre as diversas culturas políticas, entre as Nações”.
Citou em seguida Papa Francisco e a “policrise” para evocar a dramaticidade da conjuntura histórica que estamos vivendo. “Sobre questões de tanta relevância”, continuou Leão XIV, “a Doutrina Social da Igreja é chamada a fornecer chaves interpretativas que coloquem em diálogo ciência e consciência, dando assim uma contribuição fundamental ao conhecimento, à esperança e à paz”.