Novo Golpe usa e-mail de cobrança da Empresa Claro


Agência Lupa*

Se você está com suas contas em dia, mas recebeu em seu e-mail uma fatura de sua operadora de celular dizendo que a sua conta está atrasada, fique atento: pode ser um golpe. Artimanhas deste tipo estão cada vez mais aumentando no país. Recentemente foi descoberto vazamento de dados de mais de 220 milhões de brasileiros, o que expõe, segundo especialistas, a fragilidade da privacidade do usuário na internet.

A criadora de conteúdo Nathalia Rodrigues — conhecida nas redes sociais como Nath Finanças — publicou um tuíte no qual explica que recebeu um e-mail idêntico ao da Claro/NET com os seus dados, dizendo que deixou de pagar a fatura da internet. “Eu nunca deixei de pagar a internet, entrei no aplicativo para confirmar e a fatura estava paga”, diz. O e-mail, também recebido pela reportagem, de fato, é muito similar. O contato, feito pelo endereço ‘relacionamento@claroresidencial.net’, apresenta os logotipos da empresa no corpo do e-mail, com a mensagem direcionada ao usuário, explicando que não foi identificado o pagamento do boleto no valor de R$ 482,55.

Em nota, a Claro afirma que os boletos enviados pelo e-mail ‘relacionamento@claroresidencial.net’, na verdade, são um golpe. Esse tipo de ação, segundo a operadora, tem afetado vários setores de produtos e serviços no Brasil há algum tempo. “O fenômeno não é recente e os golpistas utilizam boletos de serviços diversos, inclusive para não clientes, para tentar enganar as vítimas”, explica. Em seu site, a Claro detalha as medidas que o usuário precisa adotar para averiguar a veracidade do boleto enviado por e-mail pela operadora. “Sobre os casos relatados pela reportagem, a Claro reforça que trabalha constantemente para identificar fraudes e apurar”, diz.