Parceria
Cultural:
Mutar

ACESSO FÁCIL

PF afasta diretor de presídio em investigação que apura homicídio, tráfico de drogas e corrupção dentro de prisão em MS

Por g1 MS e TV Morena

Rangel Schveiger, foi afastado e terá que usar tornozeleira eletrônica — Foto: Reprodução

Rangel Schveiger, foi afastado e terá que usar tornozeleira eletrônica — Foto: Reprodução

O diretor da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), policial penal Rangel Schveiger, foi afastado do cargo durante uma operação da Polícia Federal. A investigação apura crimes de homicídio, tráfico de drogas e corrupção por parte de servidores públicos.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Dourados, Rio BrilhanteNaviraí e Marília, durante a Operação Sátrapa. Além de ser afastado, Rangel também passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica e está proibido de falar com qualquer servidor.

A investigação teve início em 2024, após informações indicarem que um policial penal teria facilitado a entrada de drogas e celulares no Presídio Estadual de Dourados. Em julho do ano passado, um servidor foi preso em flagrante transportando aproximadamente 1,5 kg de entorpecentes para o interior da unidade prisional.

Penitenciária Estadual de Dourados  — Foto: Reprodução/Agepen

Penitenciária Estadual de Dourados — Foto: Reprodução/Agepen

A Polícia Federal apurou que surgiram indícios da participação de policiais penais em um homicídio ocorrido dentro do presídio. Um interno, suposto integrante de organização criminosa, teria ordenado o crime.

Em nota, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informou que a Agepen designou interventores que responderão pela administração da unidade pelo período necessário. “Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a ética na administração penitenciária”.

A operação foi realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Mato Grosso do Sul (FICCO/MS), que segue com as investigações para apurar os fatos e identificar outros possíveis envolvidos.

Diretor interino nomeado

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) anunciou a nomeação do policial penal Leoney Martins Duarte Barbosa como diretor interino da unidade prisional.

O diretor interino, que atualmente ocupa o cargo de diretor do Instituto Penal de Campo Grande, acumulará as duas funções. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (14).

O que diz a defesa do ex-diretor?

Em nota, a defesa de Rangel Schveiger disse que o então ex-diretor está colaborando com as investigações e jamais teve qualquer tipo de vínculo com organizações e esquemas criminosos. A defesa disse ainda que confia no andamento das investigações.

COMPARTILHE AGORA MESMO