ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Ponta Porã faz mobilização pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo


O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado em 2 de Abril.

A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo. O autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Ponta Porã, AAPP defende a luta pela causa dos autistas, conscientização do Autismo, no intento de chamar a atenção geral da população para a importância de se conhecer e tratar esse transtorno, que hoje se sabe afetar cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo, pretendemos difundir informações para a população sobre a Associação e o Autismo, buscando chamar a atenção da sociedade fronteiriça e do Poder Público local, mostrando que o autista existe em Ponta Porá e precisa ser visto.
Sabemos que apesar dos avanços na legislação, nossa realidade está muito distante da assistência que o transtorno requer.

Participaram e apoiaram a Mobilização em Ponta Porã a Presidente da AAPP, professora Dra. Emne Mourad Boufleur, vereadores Jelson Bernabé, Kamila Alvarenga, Neli Abdulahad, Edvaldo Matoso Barbosa; 1ª Dama Paula Consalter, Major Waldir representando a Polícia Militar, Tenente Coronel Claudia Karoline Rodrigues Ribeiro, 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros, professora Max representando a Secretaria de Educação, Ângela Ramires do Conselho Tutelar.

Lembrando que no Brasil, foi sancionada a Lei Berenice Piana, em 28 de dezembro de 2012, instituindo a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, reconhecendo o Autismo como uma deficiência, estendendo seus direitos legais.
Segundo essa legislação assegura-se o direito e o acesso a um diagnóstico precoce, ao tratamento, às terapias e ao medicamento pelo Sistema Único de Saúde, bem como a educação e à proteção social; ao trabalho e a serviços que propiciem a igualdade de oportunidades. Nossa luta é para que nossas crianças com Autismo tenham acesso ao tratamento por profissionais da saúde do municipio, por uma equipe multi profissional, de forma gratuita, pois os custos são altos e a grande maioria dos pais não tem condições de arcar com as despesas, uma vez que é comprovado que quando as intervenções são iniciadas precocemente, maiores serão as chances de pessoas com Autismo terem suas potencialidades desenvolvidas 20 máximo, durante sua vida. Sendo assim, almejamos um espaço para que as intervenções sejam feitas com profissionais capacitados, com o respaldo dos órgãos públicos municipais. A luta dos pais de crianças com Autismo é ardua. e eles pensam: Não temos apenas medo de morrer agora, mas medo de que nossa mortalidade faça com que nossos ilhos fiquem desassistidos, As familias de crianças com Autismo, Convids a comunidade, em geral, para que caminhem conosco, ajudando. nos
Para conseguirmos um espaço de atendimento, tanto para O diagnostico. quanto para o tratamento das crianças com Autismo de Ponta Pora-MS.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras.

O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que representa a campanha do Autismo, que é promovida no mês de abril.

COMPARTILHE AGORA MESMO