ACESSO FÁCIL
Pesquisar
Close this search box.

Surto de influenza: sobe para 78 o número de militares com sintomas gripais após treinamento do Exército em MS

Por g1 MS e TV Morena

Quartel de Bela Vista — Foto: Divulgação

Quartel de Bela Vista — Foto: Divulgação

Sobe para 78 o número de militares que apresentaram sintomas respiratórios e procuraram o serviço médico em Bela Vista (MS), após um treinamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. O surto de Influenza é investigado pelo Exército Brasileiro (EB), assim como a morte do soldado Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, que passou mal após participar do treinamento.

A situação de emergência passou a ser apurada no último sábado (27), quando a morte do soldado Vinícius foi confirmada na Santa Casa de Campo Grande.

Conforme a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, 26 foram internados, sendo 22 recrutas e quatro da equipe de instrução. Destes, 9 continuam hospitalizados, um deles sob cuidados intensivos; os demais já foram transferidos para o acompanhamento em enfermaria.

Cinco casos foram confirmados como influenza e um foi tratado como suspeita de dengue. Até o momento, nenhum novo caso foi registrado. Todos estão sendo amparados por assistentes sociais.

Em nota, a Brigada ainda confirmou uma campanha de vacinação contra o vírus Influenza para os dias 2 e 3 de maio, das 7h30 às 10h, direcionada aos militares assintomáticos e voluntários. Aqueles que já apresentaram sintomas serão vacinados, de forma voluntária, posteriormente, conforme o protocolo médico.

Vinícius Ibanez Riquelme morreu após treinamento militar — Foto: Reprodução

Vinícius Ibanez Riquelme morreu após treinamento militar — Foto: Reprodução

Por fim, o Exército afirmou que foi aberto um procedimento administrativo para apurar se houve excessos durante o exercício de instrução individual básica.

“O Exército Brasileiro é intransigente no combate a abusos ou desvios de conduta, e garante que, se tais práticas ocorreram, todas as responsabilidades serão rigorosamente apuradas”, declarou a Brigada, em nota.

Casos de Influenza confirmados e medidas de proteção

Entre os militares, quatro casos de Influenza foram confirmados a partir de exames laboratoriais.

A partir das confirmações, a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a prefeitura de Bela Vista adotaram estratégias para conter a disseminação da doença na cidade. Veja abaixo as medidas: 

  • Reforço no Serviço de Saúde da Unidade com equipes médicas multiprofissionais e ambulâncias;
  • Estabelecimento de um circuito de ambulâncias para a remoção de pacientes para hospitais com recursos mais amplos, incluindo suporte intensivo durante o transporte;
  • Estabelecimento de um grupo de suporte para os familiares dos afetados, oferecendo apoio psicológico e espiritual;
  • Realização de uma campanha emergencial de vacinação contra a Influenza, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bela Vista, abrangendo todo o efetivo do Regimento.

Morte de soldado

Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, morreu após passar mal durante um acampamento básico de treinamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, realizado na sexta-feira (26), na cidade de Bela Vista (MS) – a 324 quilômetros de Campo Grande.

Em nota, o Exército informou que Vinícius participava de um acampamento de instrução básica, quando passou mal, apresentando sintomas de febre, diarreia e com pressão instável. Após ser hidratado e medicado e sem ter melhoras, o soldado foi levado para o hospital de Bela Vista, onde foi diagnosticado com choque séptico.

A nota diz ainda que o soldado Vinícius foi transferido para Santa Casa de Campo Grande por volta das 19h de sexta-feira, mas não resistiu e morreu na manhã deste sábado por volta das 7h.

O Exército informou que as causas da morte estão sendo apuradas e os familiares da vítima estão recebendo apoio médico, psicológico e de suporte espiritual. Um Inquérito Policial Militar será instaurado para apurar os fatos.

No comunicado, o Exército lamentou a morte de Vinícius. “O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada lamenta profundamente o falecimento do soldado recruta Vinicius Ibanez Riquelme ocorrido em 27 de abril”.

COMPARTILHE AGORA MESMO