A data (também conhecida internacionalmente como Housewife’s Day) celebra popularmente o trabalho das mulheres (e homens também, claro) que se dedicam a manter a organização e rotinas do lar. Levar as crianças ao colégio, fazer as compras no mercado, cozinhar, passar a roupa, cuidar do jardim… Enfim, são inúmeras as tarefas de uma dona(o) de casa e, por isso, devemos valorizar essas pessoas todos os dias!
Origem do Dia da Dona de Casa
Não se sabe ao certo a história sobre a origem do dia da Dona de Casa. O mais provável é que tenha relação com alguma personalidade da cultura popular, que acabou por ficar marcada no imaginário das pessoas.
Na cidade do Rio de Janeiro, no entanto, a data foi oficializada a partir da Lei Municipal nº 5.756, de 16 de junho de 2014, porém não no dia 31 de outubro. As Donas de Casa Cariocas celebram o seu dia em 3 de abril, por decisão do projeto do vereador Marcelo Piuí.
Enquanto motores de crescimento da economia e inovação, as cidades são fundamentais para alcançar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estão também na linha da frente dos complexos desafios atuais, desde a crise climática às crescentes desigualdades e à polarização política.
No entanto, as autoridades locais enfrentam enormes dificuldades com a falta de apoio e recursos, num momento em que a demanda por infraestrutura e habitação a preços acessíveis, transportes eficientes e serviços sociais é enorme e crescente. O tema deste ano, “Financiamento do desenvolvimento urbano sustentável”, é um apelo à ação.
O Dia Nacional da Poesia é comemorado oficialmente em 31 de outubro no Brasil.
A data foi criada em 2015, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, que nasceu no dia 31 de outubro de 1902, e é um dos principais nomes da literatura brasileira.
Pertenceu à segunda geração do modernismo no Brasil. Sua poesia reflete temas do cotidiano, como a vida urbana, o amor, a solidão, as relações humanas e outros assuntos que se mantém atuais.
Drummond era mineiro e faleceu em 1987, com 84 anos. No Meio do Caminho é um dos seus poemas mais conhecidos.
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
O Dia Nacional da Poesia foi oficializado através da Lei nº 13.131, de 3 de junho de 2015, por sugestão do senador Álvaro Dias do PSDB do Paraná.
14 de março também é dia Nacional da poesia?
Antes da aprovação da lei que institui o Dia Nacional da Poesia oficialmente em 31 de outubro, esta data costumava ser celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial, desde 1977.
Neste caso, a escolha do dia 14 de março foi em homenagem ao escritor Castro Alves, nascido nesta data em 1847. No entanto, o projeto de lei que previa o Dia Nacional da Poesia em 14 de março foi arquivado e nunca oficializado.
Atividades para o Dia Nacional da Poesia
Além de homenagear o poeta Carlos Drummond de Andrade, o Dia Nacional da Poesia presta uma homenagem a todos os poetas, lembrando da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.
Esta data normalmente é celebrada em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços culturais, em eventos onde a declamação de poemas é privilegiada.
Então, para o Dia Nacional da Poesia, nada melhor do que libertar a criatividade e escrever muitas poesias para seus amigos e familiares.
Outra sugestão de atividade para o Dia da Poesia é fazer um sarau com as poesias e poemas favoritos de seus amigos. Faça uma festa, reúna todo mundo e convide para que cada pessoa recite as suas obras preferidas.